Sobre

O CINE TERREIRO é um festival que procura enaltecer e prestigiar o patrimônio imaterial de matriz afro-brasileira e indígena, abraçando também vertentes como o neo xamanismo, e utiliza a exibição de filmes relacionados a essas temáticas como motor para enriquecer o respeito e pertencimento a essas culturas. Dessa maneira, entendemos que formar um público interessado em assistir e discutir filmes sobre esses assuntos – que envolvem mito, religiosidade e cultura de terreiros – pode contribuir para diminuição da segregação e preconceito contra esses grupos. 

Nesta Terceira Edição, o  Festival CINE TERREIRO se iniciará  com a Mostra Retrospectiva (de 14 a 25 de de outubro de 2023) e abertura de inscrições para novos filmes (de 16 a 30 de outubro de 2023). Depois chegará o momento das Mostras Principais (Mostra Grão e Mar) e da Mostra Especial, que serão exibidas no período de 01 a 10 de dezembro de 2023, em ambiente presencial e online, utilizando a plataforma de streaming do festival. Neste ano as exibições presenciais vão ocorrer em 3 casas religiosas do Rio Grande do Norte, cada uma com um dia de programação.

Trata-se de uma grande reunião de obras e linguagens artísticas que possuem alguma relação em seu enredo com a espiritualidade exercida em terreiros de herança afro-indígena no Brasil. Os filmes abordados no CINE TERREIRO 2023 enfatizam a ligação humana com o Sagrado. Queremos proporcionar aos espectadores não um ambiente acadêmico, mas, sim, de entretenimento e cultura; oferecendo, a todos que participem do festival, um lugar acolhedor.

O CINE TERREIRO 2023 tem como realizadores a Ori Audiovisual, Cruzeiro Filmes, Cirandas Coletivo de Assessorias, a parceria da Bobox Produções e conta com apoio do Acarajé da Jari e Tets Studio. Na edição deste ano, o festival é realizado de forma independente, por meio de recursos próprios de seus colaboradores.